sábado, 27 de dezembro de 2014

FERRAMENTAL DE QUALIDADE É TUDO - PRECISOU VEM NA TEM DE TUDO - 3541-9320

FERRAMENTAS DE TRABALHO DO REFRIGERISTA

O que não pode faltar dentro da maleta em uma visita ao cliente?

Essa matéria possui conteúdo relacionado. Leia aqui.
Desde conjuntos manifolds, inúmeras chaves, alicates e cortadores de tubos, entre outros incontáveis instrumentos, são tantos materiais que acompanham o profissional da refrigeração no seu trabalho que ele precisa estar preparado para saber a correta utilização de cada um deles. Por isso, listamos alguns itens que não podem faltar na maleta do refrigerista.
Márcio Luiz de Moraes, técnico em eletroeletrônica, em Goiás, atua no campo da refrigeração há mais de 35 anos. Ele carrega consigo uma maleta “básica” contendo chave de fenda, chave Philips, chave de teste, alicates, amperímetro, termômetro digital, capacímetro, multímetro, entre outros materiais. Já em sua caixa de ferramentas (que são várias), tem jogos de chaves fixas e fresadas, manifold e balança digitais, flangeador, parafusadeira, cilindro de nitrogênio, solda, alicate lockring e juntas de várias medidas, entre outras coisas. Contudo, ele destaca a bomba de vácuo como a ferramenta mais importante, na sua opinião: “Acho indispensável a bomba de vácuo porque ela faz a desidratação e retira vapores não condensáveis que alteram muito a pressão e consequentemente o desempenho do sistema. A desidratação do sistema é essencial porque a água reage quimicamente com o óleo e colabora com a corrosão e deterioração dos componentes internos reduzindo muito a vida útil dos equipamentos”, afirma.
Organização também está presente na maleta de ferramentas do técnico Márcio Moraes.
O técnico Márcio Moraes também conta que possui até hoje um kit de ferramentas que recebeu da Embraco pelo reconhecimento no quarto estágio do Programa de Credenciamento Top 2000, onde obteve a segunda colocação e a certificação na categoria prata, na Região Centro Oeste. Em relação ao atendimento ao cliente, prefere garantir a satisfação do serviço a ter que voltar para refazer o trabalho. “Tenho um lema: faça o certo na primeira vez! O material e tempo que estaria destinando a uma possível reoperação em garantia, eu utilizo para outro serviço, então o lucro é maior, pois não há perda de tempo e nem de material. De quebra a satisfação e indicação do cliente são de longe a melhor propaganda”, deixa a dica.

Funcionalidades
Outra ferramenta muito utilizada pelos refrigeristas é o maçarico que faz soldas em tubos por onde circula os gás refrigerante. Além de indispensável precisa de cuidados para não causar explosões, no caso do contato de faíscas com um possível vazamento do gás. Por isso é importante manuseá-lo em ambiente aberto e escolher uma boa marca, evite equipamentos muito baratos. Existem maçaricos a base de acetileno ou gás comum de cozinha, este último é o recomendado para soldas em geladeiras.

Você Sabia?
O nome que é dado aos parafusos e às chaves Philips é o do engenheiro Henry F. Phillips, um empresário americano nascido em Portland, Oregon, em 1890.
A importância do design do parafuso, também denominado cruzeta, está na sua propriedade de auto-centragem. Em 1934, Philips refinou e patenteou o próprio design e teve como um de seus primeiro clientes, em 1937, a General Motors para as linhas de montagem do Cadillac.
multímetro, também chamado de medidor de volt/ohm ou MOV, é um dispositivo que mede os componentes elétricos dos refrigeradores para identificar possíveis problemas na  voltagem, corrente e resistência.
Termômetros são úteis para verificar o funcionamento do sistema de refrigeração – sua rapidez para resfriar ou o tempo de regulagem da temperatura.
Além das ferramentas acumuladas ao longo dos anos de trabalho, o refrigerista também precisa de um bom estoque de materiais descartáveis como fluidos refrigerantes R-22, R-134A e R-404A para repor possíveis perdas e danos ocorridos ao sistema. Também devem ter lubrificantes sempre a mão para evitar partes móveis travadas e para a manutenção geral; óleo compressor e diversos tipos de graxa são usados em sistemas de refrigeração.

Veja no quadro abaixo algumas ferramentas utilizadas no trabalho do profissional da refrigeração:
Fotos: Polipartes

Nenhum comentário:

Postar um comentário